segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

Trail de Letra - Á Conversa com ... Jorge Esteves (GPL)

A conversa de hoje é com uma das personagens mais jovens (sem exagero) do pelotão. Uma "lufada" de ar fresco, um amigo que conheci e que sei apreciar nesta modalidade.
Dono de uma dinâmica própria da idade, tem sido um dos grandes dinamizadores do trail em Portugal, sem duvida, através do seu projecto Trail de Portugal (http://trail-de-portugal.webnode.com/). Estamos perante uma esperança do trail em Portugal e quem sabe um grande campeão, pelo menos para mim já o é.
Como natural de Barcelos, segue e tem uma grande admiração pelo Carlos Sá.

Assim se define a conversa de hoje... Jorge Esteves


- idade? 17 anos



- Onde vives e o que fazes? Numa freguesia perto de Barcelos, sou estudante e atleta.


- Prato preferido? Polvo 


- Clube? (de atletismo/trail) Desnível Positivo/Sportzone


O que te levou a praticar atletismo? e como foi que chegaste a este mundo do trail? 
Ganhei a corrida escolar na minha escola, sem ter treinado sequer e o meu pai contou ao meu primo José Gaspar, que é atleta profissional e, no dia 9 de Janeiro de 2010 lancei-me pela primeira vez à estrada e passado um mês participei na minha primeira prova (Cross de Vagos - Aveiro). A partir daí a paixão começou a crescer cada vez mais, comecei a fazer pista e estrada, sempre com o apoio do meu treinador (o meu primo), da Diana e da minha familia e amigos. Como vivo relativamente perto do Carlos Sá, ouvi falar da prova dele na MDS em 2011 e comecei a falar com ele através da internet e depois fui com ele ao Free Running no Porto organizado pelo "Correr Por Prazer" e aí conheci verdadeiramente o que era o trail running!


- O que aprecias mais no trail? 
O tipo de pessoas que frequentam esta modalidade. Pessoas divertidas, amigas dos amigos, amigas dos animais e da natureza, a camaradagem, a solidariedade, o espírito em geral que quem participa numa prova destas, sabe do que falo. Também a sensação de estar na montanha é muito boa e faz-me sentir livre!


- Que prova te marcou mais (podes indicar de estrada e/ou trail)?
Na estrada a "Corrida da Amizade" (5Km) em 2011 , em Braga. Depois de estar parado uns tempos em férias no verão, decidi ir fazer esta prova ao fim de um dia de trabalho (nas férias costumo ajudar na empresa do meu pai, na construção civil a conduzir escavadoras). É um trabalho muito duro e, por isso, cheguei à prova muito cansado. Ia com as sapatilhas de treino e com uns amigos para fazer um simples treino na brincadeira e acabei por ficar em 32º na geral, em mais de 400 atletas seniores. A prova foi uma 6ª feira à noite e a coisa que eu mais gosto é correr de noite!Quanto ao trail, apenas fiz o Trail dos Amigos da Montanha. O máximo que tinha feito foram 15Km em estrada e meti-me numa de 25Km de montanha... Foi uma prova muito dura, era o mais novo, o resto de pessoal era maioritáriamente acima dos 30 anos. Mesmo assim, consegui um lugar muito bom, 52º em 200 e tal atletas. Esta prova marcou-me pois senti a dureza e principalmete a diferença entre as pessoas do trail e da estrada/pista.


- Onde costumas treinar? e que tipo de treinos mais aprecias?Costumo treinar nas estradas da minha freguesia, infelizmente sem luz pública e maioritariamente estradas de paralelo. O meu pai trabalha muitas horas e, por isso, não me consegue levar a sitios especificos para treinar nem a muitas provas. ODEIO treinos de séries e intervalados, mas sei que são esses treinos que mais me fazem evoluir. Prefiro correr 2h seguidas que fazer 2 séries de 200m. Mas cumpro sempre o plano de treinos e o que lá estiver, faço.


- Como é uma semanas tipo de treino?
Depende muito. Costumo treinar 10 vezes por semana quando estou em forma, infelizmente agora estou lesionado. Costumo fazer um treino calmo à 2ª feira, 3ª feira bidiário, com rolamento de manhã e séries à noite, 4ª feira treino entre 40 e 60', 5ª feira rolamento de manhã e séries ou rampas à noite, 6ª feira entre 40 e 60', sábado séries longas (1000m) e domingo entre 50 e 90' de rolamento. Depois dependendo da semana, costumo ter um dia de descanso. Depende muito da proximidade das provas e do tipo de provas para a qual me estou a preparar. Sei por exemplo que para me preparar para o campeonato nacional de montanha irei fazer por exemplo 15 treinos por semana, alguns dias 3x no mesmo dia. É muito relativo.


- Quais os teus atletas preferidos)?
A minha atleta iniciante e namorada claro, a Diana, o meu treinador José Gaspar, depois amigos como o Carlos Sá, Pedro Igor, Fran, Armando Teixeira, Nuno Silva, etc. Para mim todos os atletas são preferidos, desde que sejam humildes e lutem pelos seus objetivos. 


- Uma peripécia que tenhas assistido neste "mundo desportivo"?
Quando fomos à Volta a Paranhos e tivemos cerca de 1 hora na fila à espera dos dorsais porque tu foste procurar na lista a nossa equipa e não viste; e eu lembrei-me de ir ver de novo e lá estava o nome da equipa! Ou seja, uma hora desnecessária porque para as equipas os dorsais eram logo dados (lollllll)


- Que prova gostarias de realizar?A MDS, sem dúvida que um dia gostaria de experimentar uma loucura dessas! Também o Recorde do Mundo de Km Vertical, na Suiça, que sobe 1000m de altitude em 1920m de prova. O primeiro classificado faz sempre acima de meia hora.......


- Planos para o futuro?Acima de tudo agora tenho que recuperar bem da lesão, já sinto melhorias e já estou a treinar meia hora por dia. Queria lutar por minimos nacionais de 5000m de Pista Ar Livre, mas já não tenho tempo devido à lesão. Sem dúvida que esta época vou lutar para o Campeonato Nacional de Montanha, é esse o meu principal objetivo. Se conseguir ganhar, representarei a seleção Nacional no Campeonato Europeu de Montanha e ficarei com o Estatuto de Alta Competição que é um grande beneficio para a minha vida e que me ajudará também a entrar para a universidade. Fora do atletismo, ser feliz ao lado da minha Diana, da minha familia, dos meus amigos. Espero também não ter mais lesões!!!

Obrigado GPL, perdão Jorge... "safaste ou é só beijinhos?"

NR: relativamente à peripecia...era desnecessário dares a "conhecer" a mesma... LOLLLLLLLL!!!

1 comentário:

  1. Boa tarde, meu nome é Jéssica Faria, do Grupo LeYa. Não encontrei qualquer contacto por isso venho por meio deste pedir-lhe, se possível, que me envie por email a sua morada para que enviemos um livro para si. O mail para envio da informação é:
    jfaria@leya.com
    Com os melhores cumprimentos,

    Jéssica Faria
    Direção de Comunicação
    Leya
    Rua Cidade de Córdova, nº2
    2610-038 Alfragide - Portugal
    Telef. (+351) 21 427 2200
    Fax. (+351) 21 427 2201
    Telem. (+351) 961305285
    jfaria@leya.com
    www.leya.com

    ResponderEliminar